Decidiste dar um grande passo em frente e vais estudar fora e Portugal é um dos melhores países para o fazer!
Mas…e o que devo fazer agora? É que entrar na universidade não é tão simples para um estrangeiro como para um português.
Uma das coisas mais importante a tratar é do teu visto de estudante. Sem o visto correto podes não entrar no país ou mesmo perder a tua vaga na universidade, por isso é importante resolver esta questão com antecedência.
Não te preocupes que aqui na Collegiate queremos facilitar-te em tudo a vida e por isso elaboramos um guia com toda informação que necessitas.
Quem precisa de visto?
Confere se os cidadãos do teu país de origem necessitam, mas adiantamos-te que se tens nacionalidade de um país da UE não precisaras de visto.
Mesmo assim e se ficares mais de três meses vais precisar de um certificado de residência.
Se o teu país não faz parte da UE/EFTA, essa não será a razão para não poderes estudar em Portugal mas vais precisar de um visto bem como de uma permissão de residência. Algumas nacionalidades estão isentas se a estadia for menor de três meses por isso aconselhamos-te a verificar as regras do teu país em específico.
Quais as condições para teres um visto de estudante?
Para seres elegível a visto, necessitas fazer prova de algumas condições. Estas condições vão depender do tipo de visto que necessites. Necessitas de fazer prova de identidade e morada pelo que garante que tens contigo o teu passaporte
Assim, vais precisar de:
- Passaporte válido;
- Prova de rendimentos que te suportem durante a tua estadia;
- Prova de alojamento;
- Duas fotografias tipo passe;
- Seguro de saúde válido durante a estadia;
- Detalhes do que planeias estudar e fazer durante a estadia;
- Carta de aceitação da tua universidade;
- Prova de pagamento do visto;
- Registo criminal (dependendo da tua nacionalidade).
Como obter um visto de estudante português?
Os vistos portugueses podem obter-se na embaixada ou consulado portugueses. Os requisitos serão ligeiramente diferentes mediante o teu país de residência
De qualquer forma a embaixada ou consulado vão informar-te de tudo o que necessitam no teu caso.
Que tipo de vistos estão disponíveis?
Genericamente há dois tipos de vistos disponíveis.
Os estudantes que vão menos de 90 sias devem candidatar-se a um visto de curta estadia tipo C Schengen, este visto permite-te viajar livremente pelos 26 países do espaço Schengen.
Se os teus estudos vão ser mais longos que estes 90 dias deves pedir um visto tipo D Schengen. Vais precisar também de fazer um pedido de residência permanente em Portugal, durante os três meses de estadia.
Se os teus estudos vão durar por um ano precisas de renovar o visto tipo D. As boas notícias são que podes renovar até aos 5 anos de estudos.
Agora que já tens toda a informação do teu lado, é altura de procurar mais sobre a vida de estudante em Portugal.
A Collegiate faz questão de te dar um monte de dicas e guias para te tornar esta mudança o mais tranquila possível. É o mesmo intuito que tivemos ao criar a nossa residência no centro da cidade, em Marquês de Pombal. Numa das mais importantes rotundas da cidade as nossas instalações foram criadas para te sentires em casa, desde o primeiro dia.
Descobre mais sobre a melhor residência de Lisboa!