Quando pensamos em candidatar-nos à faculdade, uma das primeiras questões que nos passa pela cabeça é “para onde devo ir?”. Uma boa parte dos jovens, opta por estudar na Universidade mais próxima de casa e mantêm-se em casa dos pais, o que se torna bastante cómodo e lhes permite poupar algum dinheiro. Porém, muitos outros preferem estudar em outra cidade, abraçando assim uma verdadeira mudança de vida a vários níveis.
Se tens pensado em mudar-te para Lisboa para estudar mas tens receio de dar o primeiro passo, vais querer ler este artigo. Estudar noutra cidade que não aquela onde vivemos desde que nascemos, pode trazer-nos um leque vasto de benefícios.
Estudar em outra cidade: uma oportunidade que não queres perder
Sair de casa dos pais e estudar em outra cidade é uma grande oportunidade de crescimento pessoal e uma aventura que, certamente, jamais esquecerás.
Ir para a Universidade é muito mais do que aprender novas matérias e tirar boas notas. É uma fase da nossa vida muito enriquecedora, que nos concede o primeiro verdadeiro sabor de independência e liberdade, bem como a oportunidade de abrir os horizontes e conhecer uma tonelada de novas e incríveis pessoas.
Mas quais são as verdadeiras vantagens em estudar em outra cidade? Confere mais abaixo.
1. Vais tornar-te independente
Estudar num lugar desconhecido pode ser desafiante e morar longe de casa priva-te dos cuidados dos teus pais, da companhia dos teus amigos e de todo aquele conforto a que sempre estiveste habituado. No entanto, tudo isto pode ser encarado de uma forma positiva, como uma excelente oportunidade de cresceres, de te redefinires e te tornares uma pessoa independente.
A coragem e a resiliência necessárias para começares a tua vida num lugar novo e diferente vão ser-te muito úteis mais tarde. Vais estar por tua conta e isso vai obrigar-te a ser mais organizado e responsável.
O local onde vais morar também é importante e pode mesmo ser uma boa ajuda nesta fase de mudança. A melhor opção de alojamento para ti talvez seja mesmo uma residência universitária em Lisboa, já que nela vais conhecer pessoas que estão na mesma situação que tu e ainda usufruir de boas instalações, tranquilidade e um conjunto fantástico de serviços que te vão facilitar a jornada rumo à tua independência.
2. Cresces como pessoa
Para muitos alunos, a primeira vez que se sentem totalmente responsáveis por si mesmos é quando vão estudar fora. Embora seja divertido e empolgante viajar para novos lugares, também é extremamente desafiante encarar uma nova vida (novas pessoas, novos lugares, novos hábitos e, muitas vezes, novas formas de estar e de pensar), e criar uma rotina diária num ambiente desconhecido.
Esta nova experiência está carregada de empolgação mas, naturalmente, também de alguns momentos de frustração. Desta forma não há como fugir ao teu crescimento pessoal:
- Tornas-te uma pessoa mais confiante por notares que tens capacidade para enfrentar desafios de forma independente.
- Fazes novos amigos que podem durar a vida toda.
- Porque te relacionas com pessoas novas, observas e aprendes novas formas de pensar, de estar e de ver o mundo vais ganhar outras perspectivas sobre a vida.
- Aprendes a lidar com as tuas finanças pessoais e a perceber a importância de uma boa gestão financeira para teres as coisas que queres e precisas.
- Aumentas a tua capacidade de organização e disciplina (pois se não fizeres, ninguém o fará por ti).
- E muito, muito mais!
3. A tua relação com a tua família e amigos melhora
Como se costuma dizer, “é preciso sair da ilha para ver a ilha”, e essa expressão aplica-se aqui. Colocar milhares de quilómetros entre ti e sua família e amigos – que antes consideravas como certos -, faz com que valorizes muito mais a relação com essas pessoas. Quando eles nem sempre estão por perto e acessíveis, sentes falta de todas as pequenas coisas que antes eram tão óbvias e que nem davas por elas – como o jantar pronto na mesa ou aquele café na hora certa para desabafar. Além disso, percebes quem são os teus verdadeiros amigos, que são todos aqueles que se esforçam para manter o contacto contigo. Vê também isto como positivo, pois é uma ótima triagem!
Na verdade, estudar em outra cidade traz muitos mais benefícios do que estudar “em casa”. Faz-te sair da tua zona de conforto e é financeiramente mais arriscado. Porém, permite-te crescer a vários níveis. Cresces como pessoa, amplias a tua rede de contactos, aprendes a gerir as tuas finanças, conheces novos lugares, pessoas e formas de estar, as tuas relações melhoram (inclusive e, sobretudo, a que tens contigo mesmo), e tornas-te mais forte, resiliente, organizado e responsável.
Esperamos que este artigo te tenha ajudado a tomares a tua decisão. Seja qual for a que escolhas, certamente que será uma experiência única e inesquecível. 🙂