Trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser muito desafiante. Se encontrar um equilíbrio entre ambas as coisas é algo que te assusta, saiba que não estás sozinho nesta jornada. Existem muitos estudantes que precisam de trabalhar para sustentar os seus estudos e muitos outros que já se encontram a trabalhar e optam por voltar a estudar para aprimorar os seus conhecimentos e habilidades. Em ambas as situações é exigido esforço, dedicação e uma boa dose de planeamento e autodisciplina.
Trabalhar e estudar ao mesmo tempo de forma equilibrada e saudável
Equilibrar trabalho e estudo é difícil. Embora seja bastante comum, pode causar alguma ansiedade se não for feito da maneira correta. Seja qual for o motivo que te leva a trabalhar e estudar ao mesmo tempo, um plano bem estruturado pode ajudar-te a manter o equilíbrio entre os dois pólos – e, claro, a tua vida pessoal.
De seguida, deixamos-te 7 dicas fundamentais para alcançares um equilíbrio saudável entre o trabalho e os estudos, e assim cumprires todos os teus objetivos.
1. Define um calendário e mantém-te fiel a ele
O planeamento é uma ótima forma de teres uma visão global das tuas prioridades e da quantidade de tempo que precisas para fazer tudo o que tens para fazer. Quanto mais detalhado for o teu calendário, maior a probabilidade de o cumprires.
Aloca horas específicas para tudo e certifica-te que te lembras de todos os afazeres – incluindo horários de aulas, de trabalho, de estudo e outras obrigações. Dessa forma, vais saber exatamente quando tempo livre tens para os momentos lazer (sim, é importante que eles constem na tua agenda também).
2. Planeia a pensar na imprevisibilidade
É importante que deixes algum espaço para “o inesperado”. Sim, porque as coisas inesperadas surgem e é preciso que estejas sempre preparado para elas. Podes fazê-lo alocando tempo extra (livre) entre as tarefas.
Ao planeares bloqueios inesperados, situações de doença ou outras imprevisibilidades, manténs-te prevenido e evitas picos de ansiedade por as coisas não saírem exatamente como tinhas planeado.
3. Informa as pessoas da tua situação
Se trabalhas e estudas ao mesmo tempo, é inevitável que haja momentos em que teus horários de trabalho e estudo colidam. Para evitar isso, deves informar o teu chefe, manager e colegas de trabalho que te encontras a estudar e que por isso podes não estar tão disponível em certos momentos. Isto significa também que os horários das aulas, as sessões de estudo em grupo e os exames devem ser marcados e adicionados ao teu calendário com o máximo de antecedência possível. Se avisares o teu chefe a tempo, evitas que o teu trabalho tenha prioridade sobre os estudos e consegues manter o equilíbrio desejado.
Os funcionários da universidade estão cientes de que muitos estudantes têm empregos e compromissos financeiros. De qualquer forma, fala com os teus professores e expõe-lhes a situação para que possam ser mais flexíveis contigo sempre que for necessário.
Se ainda moras com os teus pais ou com colegas, fala com eles e pede-lhes alguma compreensão para que possam assegurar algumas das tuas tarefas domésticas em momentos mais complicados. Se, por outro lado, estás a morar numa residência para estudantes em Lisboa, diz aos teus colegas que podes precisar de alguns momentos extra de silêncio para estudar ou descansar.
4. Não deixes coisas para o último dia
Se ficas acordado a estudar toda a noite a terminar uma tarefa do trabalho ou a estudar para o exame que tens na manhã seguinte, não podes esperar que as coisas corram (sempre) bem.
Divide os teus projetos ou tarefas em pequenas etapas ou objetivos e marca-os à medida que os vais finalizando. Dessa forma, garantes melhores resultados e reduzes os níveis de ansiedade.
5. Aprende a gerir o stress
Trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser stressante, mas há muitas formas de gerires a ansiedade – é apenas uma questão de descobrires o que funciona melhor contigo. Atividades como exercícios respiratórios, praticar ioga ou meditação podem reduzir bastante os níveis de stress e, consequentemente, proporcionar benefícios à sua saúde física e mental.
6. Evita distrações
Hoje em dia, é muito fácil distrairmo-nos com a quantidade de informação que corre desenfreadamente no nosso smartphone e à nossa volta, e essas coisas podem distrair-te do trabalho que estás a fazer e assim vais precisar de muito mais tempo para concluíres as tarefas que tens no teu calendário.
No final do dia, ao veres que não conseguiste cumprir com aquilo a que te propuseste, vão surgir pensamentos que te vão trazer frustração, desânimo e mais stress. Portanto, o foco é muito importante para concluíres uma tarefa e mudar para outra. Evita ter o telemóvel perto de ti, avisa os teus colegas que precisas de estar concentrado e aproveita todas as regalias que tens.
7. Estabelece limites
Se as pessoas te pedirem para fazeres algo que sabes que te vai impedir de concluir uma tarefa, diz ‘não!’. É uma das maneiras mais simples de manteres o equilíbrio a trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Se não pode fazer tudo, deves definir limites e ser realista. As pessoas certas vão sempre compreender.
Lembra-te sempre do que te levou a querer trabalhar e estudar ao mesmo e mantém o foco nesse objetivo. Podes fazer isso criando um vision board – onde expões os teus sonhos e ambições de forma visualmente percetível -, informando tua família e amigos sobre os teus planos e pedindo que te lembrem quando mais precisares.
Vão existir momentos difíceis em que, provavelmente, vais ter vontade de desistir. É nesses momentos que precisas voltar a este artigo e ler tudo de novo para te lembrares que sim, é possível. E que sim, tu és capaz! A recompensa chegará mais tarde. Até lá, vai-te recompensando pelas pequenas coisas. Isso vai dar-te coragem e motivação para continuar.