Os dias quentes trazidos pela primavera convidam a sair à rua e a esquecer o marasmo e a escuridão das últimas semanas. Felizmente, existem inúmeros sítios para passear em Lisboa que te vão ajudar a recarregar baterias e a ter uma experiência muito positiva.
Passeios em Lisboa: os melhores lugares para conhecer
Lisboa é um local colorido e brilhante, repleto de lugares verdadeiramente interessantes. Desde palácios deslumbrantes, a monumentos imponentes, passando por ruas carregadas de histórias, a jardins repletos de vida, são incontáveis os sítios bonitos para passear em Lisboa.
Porque é impossível listá-los a todos, fizemos uma lista com aqueles que consideramos serem os 5 sítios para passear em Lisboa que não deves perder.
1. Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos é uma das atrações principais dos turistas e um lugar para visitar e revisitar – mesmo que já o tenhas feito no passado. Construído no século XVI, este é um dos grandes marcos de Portugal, um impressionante monumento de imensa importância histórica e cultural e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Perto da zona ribeirinha, no atraente bairro de Belém, em Lisboa, o mosteiro, também conhecido como convento Jerónimos, foi encomendado pelo rei D. Manuel I em 1501. Construído para homenagear a épica viagem de Vasco da Gama à Índia em 1498, os Jerónimos são um símbolo da riqueza da Era dos Descobrimentos.
À volta do Mosteiro, encontras os Jardins de Belém e os nossos icónicos pastéis para te deliciares durante o lanche. Um passeio perfeito para um dia solarengo.
2. Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa é um dos melhores aquários da Europa e um dos maiores do mundo.
Desenhado por Peter Chermayeff e construído para a Expo 98 World Exposition numa área agora conhecida como Parque das Nações, o oceanário é o lar de uma variedade impressionante de peixes e animais marinhos, incluindo dezenas de diferentes espécies de pássaros.
Os diferentes ecossistemas são uma delícia por explorar. Se gostas de animais, esta vai ser uma experiência inesquecível. Além disso, o parque das Nações é um dos mais bonitos sítios para passear em Lisboa e onde, facilmente, ficas várias horas sem te dares conta do tempo a passar.
3. Parque Eduardo VII
O maior parque de Lisboa foi inaugurado no século XIX e pretendia ser a extensão da Avenida da Liberdade. Dar um passeio por este belo parque vai dar-te uma ideia da magnificência desta entidade verde exuberante.
Se procuras sítios para passear à noite em Lisboa, vai querer chegar a este parque ao final do dia, para poderes testemunhar o esplendor do pôr do sol que ali se ilumina.
A verdade é que este não é apenas um parque com belos jardins e canteiros de flores. O Parque Eduardo VII carrega um imenso valor histórico em cada um dos seus recantos. Partindo das suas atracções principais, as Estufas de Lisboa ou o trio de estufas situado no extremo noroeste do parque e terminando no painel de Azulejos branco e ocre da autoria dos arquitectos portugueses Alfredo Assunção Santos e Guilherme e Carlos Rebello de Andrade.
Se estás a morar numa residência de estudantes em Lisboa na zona do Marquês de Pombal, vais querer incluir este parque nos teus passeios diários.
4. Arco da Rua Augusta
A enorme praça ribeirinha de Lisboa, a Praça do Comércio, já é impressionante vista do chão, mas só quando vista do Arco da Rua Augusta é que as suas vastas dimensões podem realmente ser apreciadas. Se ainda não o fizeste, está na altura de o fazeres.
Este arco do século XIX fica na extremidade norte do saguão, próximo ao extremo sul da Rua Augusta, a principal via de pedestres da cidade.
Com a ajuda de um elevador, consegues chegar ao topo e vislumbrar uma vista majestosa para o sul, que se estende pela praça e pelo rio. Se te virares para o norte, consegues ver a Rua Augusta e todo o bairro da Baixa de Lisboa. Inesquecível!
5. Sintra
É impossível fazer uma lista dos sítios para passear em Lisboa e não incluir Sintra. Indiscutivelmente, uma das experiências de viagem mais gratificantes.
Aninhada no sopé da escarpa da Serra de Sintra, este destino encantador desdobra-se como um livro de imagens panorâmicas da natureza, palácios, mansões misteriosas e um poderoso castelo mouro datado do século VIII .
Explora o Parque Nacional de Sintra, visita o impressionante Palácio Nacional da Pena e o Palácio Nacional de Sintra e, para finalizar a viagem, desfruta de um passeio emocionante ao longo da costa atlântica.
A escapadinha perto de Lisboa perfeita para fugir à agitação da cidade e para te encontrares contigo mesmo(a).
Com mais ou menos pessoas nas ruas ou mais ou menos estabelecimentos comerciais abertos, Lisboa continua a ser uma cidade deslumbrante, cheia de cantos e recantos inesquecíveis. Desfruta da sorte que tens de habitares nela e sai à rua para passear.