Uma boa parte dos estudantes esforçam-se para melhorar as suas habilidades de estudo, mas poucos percebem a importância da localização e do ambiente. Existem várias dicas para estudar de forma eficaz e uma delas é mesmo escolheres bem o local. Descobre os melhores sítios para estudar em Lisboa que te vão ajudar a estudar melhor e a alcançar bons resultados.
Lisboa: os melhores sítios para estudar
Se estás na faculdade, é natural que vás passar muito tempo a estudar nos próximos anos. Por isso, escolher bem onde vais estudar é fundamental para teres um bom desempenho e tirares boas notas.
Primeiro é importante que cries uma separação física e mental entre estudo e lazer. É importante encontrares locais privados, mas que não sejam tão isolados ao ponto de serem solitários e deprimentes. Escolhe um lugar onde te sintas bem para que o estudo possa fluir da melhor maneira.
Esse local vai ser diferente para cada pessoa e também pode mudar consoante o teu humor e aquilo que estás a estudar. Não existe um lugar perfeito, mas podes encontrar o sítio ideal para ti. Confere mais abaixo a lista dos sítios para estudar em Lisboa e experimenta cada um deles até encontrares o teu spot.
1. Residência de Estudantes
Se estás num alojamento para estudantes como a residência Collegiate Marquês de Pombal, no centro de Lisboa, aconselhamos-te a tirar o melhor partido dela. Podes estudar no teu quarto/apartamento ou nas áreas comuns da residência.
O quarto pode não ser o lugar ideal pelas distrações existentes, mas por vezes é preciso fazer exceções. Já as áreas comuns podem ser uma excelente opção para ti. São confortáveis, têm boa luz e não têm a cama mesmo ao teu lado, que pode ser uma tentação. Além disso, assim como tu, estarão mais estudantes nessas áreas a estudar ou a fazer trabalhos da faculdade, o que pode ser uma boa motivação extra para continuares focado. O melhor de tudo? Não precisas de te arranjar para sair de casa e não tens hora para entrar ou sair.
2. Bibliotecas e Salas de Estudo
Parece muito óbvio, mas os melhores sítios para estudar em Lisboa são mesmo as bibliotecas e salas de estudo, e o principal motivo é óbvio: o silêncio! O silêncio impera nestes espaços, o que te permite manter o foco e a concentração durante mais tempo.
A lista de bibliotecas em Lisboa é infinita. Começa por experimentar a da tua faculdade e a da tua Universidade e vê em qual delas te sentes melhor. Outras bibliotecas ou salas de estudo que podem ser boas opções e que são famosas entre os estudantes são:
1. Biblioteca ISCTE-IUL
2. Biblioteca Orlando Ribeiro
3. Biblioteca Palácio das Galveias
4. Caleidoscópio
5. Sala de Leitura do Centro Cultural de Belém (CCB)
6. Biblioteca Nacional de Portugal
7. Biblioteca da FLUL
8. Salão Nobre da NOVA SBE
9. Técnico – Campus Alameda
10. Hemeroteca Municipal
3. Cafetarias e Esplanadas
Se gosta de um ambiente diferente, também pode estudar num dos muitos cafés espalhados por Lisboa. Uma cidade repleta de uma infinidade de estilos de cafés – do industrial ao chique moderno, até ao mais tradicional. Certamente que vais encontrar um lugar que se adapta aos teus gostos.
Um local popular entre os estudantes é o Starbucks. Além de servir cafés, capuccinos e batidos conhecidos internacionalmente, também serve alguns bolos e biscoitos, além de sanduíches saborosas, que te vão saber muito bem enquanto estudas.
Outros cafés e esplanadas que te aconselhamos a experimentar são o Café-Terraço do CCB (aberto 24h), o Linha d’Água, a Casa do Lago e ainda a Cantina Velha, na Universidade de Lisboa.
4. Parques e Jardins
Estudar ao ar livre pode ser uma ótima maneira de quebrares a rotina. Além disso, traz inúmeros benefícios ao teu bem-estar e saúde mental, tais como:
1. Redução dos níveis de stress
2. Aumento da capacidade de foco
3. Melhoria da memória
4. Aumento de vitamina D
Deixamos-te algumas sugestões de sítios para estudares ao ar livre em Lisboa que te aconselhamos experimentar antes que chegue o inverno:
1. Jardim do Príncipe Real
2. Parque da Bela Vista
3. Jardim da Gulbenkian
4. Parque da Serafina
5. Jardim do Torel
6. Parque das Nações
7. Jardim da Estrela
8. Tapada das Necessidades
9. Jardim do Campo Grande
10. Parque Eduardo VII
Mais importante de tudo é que tentes encontrar um sítio para estudar que realmente funcione contigo e onde te sintas bem e confortável. E por vezes até pode ser um corredor da faculdade, uma sala de aula vazia, a cozinha da residência ou da tua casa, o café pequenino ao final da rua onde quase ninguém vai ou um pátio privado.
Esperamos que estas dicas te ajudem. Boa sorte para as frequências e exames que se avizinham! 🙂