Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal e também uma das mais antigas da Europa. Conhecida por ser vibrante e carismática, a capital está repleta de vida e animação, e basta caminhar alguns minutos pelas suas ruas para se conseguir absorver a sua contagiante energia. Conhece as 5 ruas mais bonitas de Lisboa e prepara-te para passear nos próximos dias, pois se ainda não as conheces, vais querer conhecer rapidamente.
Ruas de Lisboa: sabes onde estão as mais bonitas?
Lisboa está definitivamente a ficar cada vez mais popular como destino turístico e a atrair também portugueses de todas as regiões. Sendo uma cidade versátil, oferece um leque vasto de locais para descobrir e de centenas de atividades para aproveitar a cidade.
Mas para absorver Lisboa verdadeiramente, é preciso sair à rua e usar os 5 sentidos. A capital portuguesa tem algumas das ruas mais bonitas do mundo. Faz uma pausa nos trabalhos da faculdade e vem descobrir de perto quais são elas. Deixamos-te uma lista para preparares o teu roteiro.
1. Avenida da Liberdade
A Avenidade da Liberdade é uma das principais ruas da capital portuguesa e liga a praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal. Se estás a morar numa residência para estudantes em Lisboa nesta zona, só precisas dar alguns passos para a conheceres e garantimos-te que vais adorar.
Durante quase 2 quilómetros, encontras belos exemplos da arquitetura clássica portuguesa do século XIX e as duas praças centrais contém charmosas fontes de água e grandes estátuas. Ao longo da avenida, encontras também muitas lojas de moda e espaços muito agradáveis para desfrutares de uma boa refeição.
2. Rua Augusta
A Rua Augusta é paragem obrigatória para quem visita Lisboa. É a principal rua de pedestres da cidade e nela vais encontrar cafés com bonitas esplanadas, ladrilhos de mosaico no chão, lojas diferentes e uma atmosfera realmente animada e amigável.
No topo da Rua Augusta podes vislumbrar o icónico Arco da Rua Augusta e se deres mais alguns passos em frente encontras um miradouro no topo do arco ao qual se chega de elevador. Definitivamente, um lugar a não perder!
3. Rua Cor de Rosa
A Rua Cor de Rosa no Cais do Sodré é, sem dúvida, a rua mais “instagramável” de Lisboa. Também conhecida como Rua Nova do Carvalho, além de uma belo tapete de alcatrão rosa, encontras alguns cafés e bares onde podes parar e desfrutar do teu dia ou noite.
Esta rua é um dos locais mais badalados da noite lisboeta. Além disso, a sua velha reputação transformou-a num trampolim. A rua era conhecida por ser uma encruzilhada de criminosos locais e prostitutas, mas agora é apenas um bom local para estar e passar um bom momento com amigos e, claro, tirar fotos bonitas.
4. Rua da Bica
A Rua da Bica de Duarte Belo é definitivamente um dos destaques da cidade de Lisboa. É uma das ruas mais fotografadas da cidade e assim que lá chegares vais perceber pelas cores, pelo elétrico, pela história latejante e pela vista deslumbrante sobre o Tejo.
Esta famosa rua foi eleita a mais bonita do mundo em 2017, juntamente com os Champs-Élysées, em Paris e a 5ª Avenida, em Nova Iorque. A votação ocorreu em diversos sites americanos e foi baseada na opinião de milhares de turistas e nas suas experiências em cada cidade. O conhecido funicular, denominado Elevador da Bica, é uma das principais referências da rua, que todos os dias transporta milhares de turistas por esta zona de Lisboa.
5. Calçada de Santana
A calçada de Santana encontra-se no coração de Lisboa e está perto do miradouro do Torel. É uma rua estreita, íngreme, bonita e cheia de história. Foi aqui que morreu o eterno poeta Luís de Camões e onde nasceu a diva do Fado Amália Rodrigues – na porta nº 2. Nesta calçada destaca-se ainda a varanda nº 198, ladeada de leões, símbolos de força e de poder.
Neste percurso, encontras ainda o desvio para a Calçada Nova do Colégio e Rua Martim Vaz, onde se acede ao pátio Santos. Ao continuares a caminhar chegas em poucos minutos ao Hospital de São José. Nesta rua podes encontrar também a Igreja da Pena, uma das primeiras igrejas da cidade, e ainda avistar o bonito Tejo ao longe.
Morar em Lisboa é um privilégio. Usa os teus tempos livres para aproveitares tudo o que a cidade tem para te oferecer.