A escolha de um alojamento com as condições perfeitas é um processo demorado e deve ser feito com calma e ponderação. Se procuras um quarto de estudantes em Lisboa mas ainda estás com dúvidas sobre qual a melhor opção para ti, continua a ler.
Quartos para estudantes em Lisboa: a melhor opção para ti
Existem algumas variáveis que devem ser avaliadas antes de começares a procurar alojamento.
1. Um deles é o teu orçamento, já que o custo de vida em Lisboa pode ser um pouco elevado.
2. Outra variável a ter em conta é a localização. Onde é a tua faculdade? Onde gostavas de morar? O melhor bairro para estudantes da capital vai depender muito das tuas preferências e necessidades.
3. Por último, mas não menos importante, pensa nos teus traços de personalidade e nas tuas preferências. Gostas mais de estar no teu canto ou adoras estar rodeado de pessoas? Privilegias o convívio com outros estudantes ou dás mais valor à privacidade? Não teres de te preocupar com tarefas domésticas é o melhor que te pode acontecer ou é-te indiferente?
Avalia bem todos estes pormenores e depois sim, começa a procurar quarto em Lisboa. Qual a melhor opção? Um quarto de estudante em um apartamento ou residência?
Nós ajudamos-te.
1. Quarto em uma Residência de Estudantes
Existem dois tipos de residências para estudantes em Lisboa: as públicas e as privadas.
As residências para estudantes públicas, pertencem ao Estado e são geridas pelas Universidades. Porém, conseguir uma vaga nestas residências não é fácil já que estas são limitadas e a maior parte das residências de estudantes públicas estão destinadas a quem tem bolsa de estudo ou a estudantes de programas de intercâmbio internacional – como o Erasmus. .
As residências privadas para estudantes estão repletas de vantagens e uma delas é poderes optar pela privacidade total sempre que quiseres.
Um bom exemplo de alojamento privado para estudantes é a residência Collegiate Marquês de Pombal. Além de quartos para estudantes modernos e bem equipados com tudo aquilo que precisas para o teu dia-a-dia (inclusive uma pequena kitchenette), tens ginásio, piscina, áreas de convívio e de estudo e até uma lavandaria.
Se queres um lugar para morar que te dê o máximo de conforto sem teres de gastar muito dinheiro, esta é a melhor opção para ti.
2. Quarto de estudantes em um Apartamento
Um apartamento de estudantes em Lisboa pode ser uma boa opção. Se conheces mais pessoas que estão neste momento à procura de casa e disponíveis para partilhar despesas, fala com elas e comecem já a procurar.
Mas, tal como na procura de qualquer outro tipo de alojamento, é importante que todos conversem antes de iniciar a procura, para alinharem expetativas e evitarem desentendimentos. Morar num espaço compartilhado – mesmo com pessoas que conhecemos bem – pode ser complicado e muitas vezes também resulta em falta de privacidade e independência. Por isso, pensa bem antes de tomares a decisão de partilhar casa.
Os valores dos apartamentos em Lisboa podem variar muito consoante a localização, o número de quartos, a idade e o estado de conservação do imóvel .
A localização é uma das variáveis mais importantes. Se estudarem todos na mesma faculdade, é mais fácil escolher um local que vos permita evitar os transportes públicos. Contudo, se assim não for, peguem num mapa e num compasso e vejam qual o raio mais vantajoso para todos. Contudo, conseguir que todos saiam a ganhar de forma igual, não será fácil.
3. ¿Um Apartamento Privado?
Morar sozinho é o sonho de grande parte dos jovens. No entanto, mesmo a estudar e trabalhar ao mesmo tempo, pode tornar-se desafiante pagar um apartamento sozinho em Lisboa.
A mudança radical de casa dos teus pais para um apartamento vazio pode trazer-te momentos de profunda solidão e tristeza. Além disso, não te vai permitir conhecer muitas pessoas e vai afastar-te automaticamente dos convívios com outros estudantes, momentos que podem ajudar a que esta fase seja mais fácil e prazerosa para ti.
Porém, se já decidiste que é mesmo isso que queres para ti e se tens essa possibilidade, aconselhamos-te a começar a procura o quanto antes. A capital portuguesa tem cada vez mais habitantes e as boas oportunidades voam de um dia para o outro.
Como te dissemos antes, o primeiro passo – ou o mais importante – é fazeres uma avaliação do teu orçamento mensal. Quanto podes gastar por mês? De quanto dinheiro precisas para ter uma vida confortável?
Depois disso, pensa nas tuas preferências e marca visitas sem compromisso. Com quanto mais antecedência o fizeres, mais chances tens de fazer um bom negócio.
Esperamos ter-te ajudado a decidir se é melhor alugar um quarto de estudante numa residência universitária ou num apartamento. Esperamos por ti de braços abertos na Collegiate AC.