Fazer caminhadas ao ar livre oferece benefícios significativos à saúde mental e física. Se estás a morar na capital, aconselhamos-te a calçar as sapatilhas e a preparar alguns momentos livres para conheceres os incríveis percursos pedestres que há em Lisboa.
Os melhores percursos pedestres em Lisboa
A vida universitária pode ser desgastante, sobretudo se trabalhas e estudas ao mesmo tempo. As aulas, os trabalhos de grupo e individuais, as frequências, os exames… São vários anos de grande intensidade, sobretudo mental. E mesmo que estejas a morar num alojamento de estudantes que tanto facilita o teu dia-a-dia, como a residência Collegiate no Marquês de Pombal, os momentos de desconexão e recarregamento de baterias são fundamentais.
Para isso e porque sabemos como os passeios ao ar livre impactam positivamente o humor, criatividade e bem-estar geral, preparámos uma lista com os 6 percursos pedestres em Lisboa que não podes mesmo perder.
1. Rota da Biodiversidade, Lisboa
Inaugurada no início de 2020 pela Câmara Municipal de Lisboa, encontra-se a Rota da Biodiversidade, um percurso pedestre (e também para bicicletas, caso prefiras levar a tua), de 14 quilómetros que te permitem conhecer o melhor da fauna e da flora portuguesa.
O ponto de partida e chegada é no Jardim Vasco da Gama, em Belém, e este percurso leva-te a passar por 18 pontos incríveis que unem a ribeirinha ao Parque Florestal de Monsanto. Entre eles, encontram-se a Capela do Alto de Santo António, a Alameda Keil do Amaral, o Palácio Nacional da Ajuda, a Capela de São Jerónimo e a Praça de Damão e Praça de Diu.
2. Duna de Cresmina, Cascais
A Duna de Cresmina oferece-te um passeio à beira mar sem igual. Criado com o objetivo de dar a conhecer as dunas do Guincho e Cresmina – que fazem parte do sistema dunas Guincho-Oitavos, este trilho, localizado no Parque Natural Sintra-Cascais, é o percurso perfeito para os dias mais quentes do ano.
Durante o passeio vais poder observar plantas nativas, insetos, répteis, aves diversas e claro, o mar. Além de relaxante, o percurso é bastante lúdico, já que está repleto de painéis informativos que identificam todas as espécies e vegetais que avistares.
3. Caminho do Monge, Sintra
O Caminho do Monge encontra-se na fabulosa e mística Serra de Sintra e leva-te a conhecer locais de grande importância histórica, como o Convento de Santa Cruz dos Capuchos e a Tholos do Monge, uma sepultura coletiva com mais de 4500 anos.
Com 4,5 km de distância – que terminam no famoso Convento dos Capuchos -, este trilho oferece-te paisagens incríveis no meio da natureza. Uma excelente alternativa para os teus fins de semana.
4. Cabo da Roca, Sintra
O cabo da Roca dispensa apresentações. Ao veres algumas imagens deste lugar magnífico, é impossível não ficares com vontade de o visitar. Como disse o eterno Luís de Camões no Canto III dos Lusíadas, é o lugar “onde a terra acaba e o mar começa”. O ponto mais Ocidental da Europa e um dos locais mais emblemáticos de Portugal.
Este percurso junto ao mar tem cerca de 10km de distância que te encaminham por localidades como a Praia Grande do Rodízio – onde podem ser avistadas algumas pegadas de dinossauros-, a praia da Adraga e localidades como a Ulgeira e Almoçageme.
5. Quintas, Sintra
Tens namorado ou namorada? Dizem que a Rota das Quintas é perfeita para percorrer a dois. Um percurso curto circular de apenas 2,3 km que te possibilita a passagem pelas emblemáticas Quintas do Centro Histórico (Quinta da Regaleira, Quinta do Relógio, Quinta do Castanheiro, Quinta dos Alfinetes, Quinta D. Amélia e Quinta dos Castanhais), pela Torre do Relógio, pela Igreja de São Martinho e ainda pelo fabuloso e romântico Palácio Nacional de Sintra, que te transporta para o século XIX e os tempos da burguesia.
6. Rota das Aldeias
A Rota das Aldeias, com início e fim no largo do Coreto de São João das Lampas, leva-te a percorrer a magnífica zona agrícola de Sintra. Enquanto caminhas pelos 13,5 km, vais poder avistar bonitas pastagens separadas por muros e sebes, caminhos rurais ladeados por pedras e bonitos riachos e fontes.
Se gostas de caminhar pelo meio da natureza sem horas para voltar e mergulhar na história do nosso país, esta rota é perfeita para ti.
Aproveita e para fazeres estes percursos e para dares algumas escapadinhas perto de Lisboa. Isso vai ajudar-te a manter a energia e o foco que precisas para que a tua jornada como estudante universitário supere positivamente as tuas expectativas.