Lisboa é uma cidade multicultural, multifacetada e apaixonante. Se ainda não te rendeste, seguramente que isso vai acontecer muito em breve com a chegada da nova estação. O outono em Lisboa torna a cidade acolhedora e ainda mais deslumbrante. Convida os estudantes a instalarem-se por tempo indeterminado e oferece mil e uma atrações imperdíveis.
Se acabaste de chegar à capital e conheces os benefícios de um equilíbrio faculdade-vida social ou obrigação-diversão, recomendamos-te a que comeces por fazer uma tour pela capital. Deixamos-te uma lista com 7 atividades para aproveitares Lisboa este outono.
Atividades para fazer em Lisboa no Outono
Uma boa parte do comércio fecha em agosto e as ruas parecem acalmar dado o calor que tende a arrastar as pessoas para usufruir das praias da costa portuguesa. Mas nos meses de outono, Lisboa fica cheia de atividade e o melhor de tudo é que as temperaturas permanecem amenas até ao final de outubro, convidando a agradáveis passeios.
A verdade é que um passeio pela Baixa acompanhado de umas castanhas assadas enquanto se sente a frescura da brisa do Tejo, consegue ser o evento perfeito. Mas existem outras coisas que podes começar já a colocar na tua agenda.
1. Museu Calouste Gulbenkian
Se gostas de arte, Lisboa tem um bom leque de museus incríveis que se tornam num evento ideal para esses dias do ano. Máscaras funerárias egípcias, medalhões greco-romanos, relevos assírios, tapetes persas, cerâmicas da Dinastia Qing e tapeçarias flamengas estão entre os tesouros que podes encontrar no Museu Calouste Gulbenkian, assim como as requintadas criações Art Nouveau do joalheiro francês René Lalique.
Para evitares as filas, reserva o teu bilhete antecipadamente online.
2. Passeio no Elétrico 28
Apanhar o elétrico 28 do Martim Moniz ao Campo de Ourique é uma das coisas mais divertidas que podes fazer este outono em Lisboa – e é também uma ótima maneira de serpenteares pela cidade e ficares a conhecê-la melhor, pois este tradicional veículo passa pelos principais pontos de interesse da cidade.
3. Aproveita a vista dos Miradouros de Lisboa
Uma das principais atrações de Lisboa é admirar a vista de um dos muitos Miradouros da cidade: mesmo antes do sol, o Miradouro São Pedro de Alcântara é um ponto de encontro dos estudantes. Outro miradouro a não perder é o Miradouro do Graça de onde se tem uma vista incrível sobre a cidade e o castelo de São Jorge, e onde encontras também um café com esplanada para relaxar.
Se estás alojado na residência Collegiate Marqués de Pombal, chegas ao Miradouro Parque Eduardo VII numa caminhada de poucos minutos. Este é o maior parque de Lisboa – entendendo-se por cerca de 25 hectares – e oferece-te também uma vista deslumbrante para desfrutares dos teus finais de tarde de outono em Lisboa.
4. Conhece o Distrito de Alfama
Quando grande parte de Lisboa foi abalada pelo terramoto de 1755, o antigo bairro mouro de Alfama manteve-se de pé. Com becos sinuosos de paralelepípedos que passam por casas desordenadas em tons pastéis, este é um dos bairros mais carismáticos de Lisboa. Lá encontras casas onde podes ouvir o nosso fado e também mercearias e tabernas tradicionais onde podes relaxar enquanto comes um bom petisco à moda portuguesa.
5. Perde-te por Sintra
Na lista das melhores escapadinhas perto Lisboa que já partilhámos contigo, aparece Sintra como viagem obrigatória. Sintra é bonita, serena e, ao mesmo tempo, arrebatadora. Mas se tivéssemos de escolher apenas um adjetivo para descrever este lugar seria mesmo ‘mágico’. É uma simpática vila rodeada por colinas verdejantes que parece sair de um conto de fadas com todos os seus palácios e castelos. Prepara a mochila e delicia-te com um fim de semana em Sintra este outono.
6. Faz uma caça ao tesouro na Feira da Ladra
Para uma experiência bem local, vai à “caça de tesouros” na Feira da Ladra, o mercado mais famoso de Lisboa. O nome não parece muito agradável, mas a verdade é que além de descobrires coisas bonitas e baratas, consegues assimilar muito da cultura portuguesa por ali. Todas as terças e sábados, das 9h às 18h, encontras centenas de barracas que vendem literalmente tudo o que possas imaginar. Se és amante de coisas vintage vais certamente adorar.
7. Passa uma noite no Bairro Alto
Não é só Nova York que é a cidade que nunca dorme. Lisboa também! Se ainda não conheces o famoso Bairro Alto, está na hora de o fazeres. Perfeito para dares um passeio com os teus amigos e beberes uma cerveja e petiscares algo enquanto colocam a conversa em dia.
O outono em Lisboa seduz locais e turistas. As cores amenas e o sol quente constante convidam a sair de casa e a percorrer as centenas de ruas que completam uma das cidades mais cobiçadas do mundo.
Se moras na capital portuguesa, com certeza que já percebeste a sorte que tens pelo leque variadíssimo de possibilidades que te são apresentadas diariamente, seja para estudar, para te divertires ou mesmo para relaxar. Aproveita a cidade, pois ela agora também é tua!