Se procuras o melhor brunch de Lisboa, chegaste ao lugar certo!
Brunch é aquela refeição que todos gostamos, não é? Panquecas, ovos, bacon, tostas, granola, smoothies, e uma imensidão de coisas deliciosas numa só refeição. Como não amar?
Porque sabemos como adoras reunir-te com os teus amigos para desfrutar desta refeição no teu fim de semana, decidimos criar uma lista para ti com os melhores brunches de Lisboa. Prepara-te para tomar notas!
Conheces a história do ‘Brunch’?
Antes de te mostrarmos os melhores brunches de Lisboa, achámos que ias gostar de conhecer um pouco da sua história primeiro.
Ovos, câmera, ação!
Então, como é que o brunch de hoje se tornou o que é?
Alguns historiadores acreditam que o brunch tem suas raízes nos pequenos-almoços de caça de Inglaterra – refeições luxuosas com vários pratos que apresentavam uma variedade de iguarias, como fígado de galinha, ovos, carnes, bacon, frutas frescas e doces.
Outros referem que o brunch de domingo deriva da prática dos católicos de jejuar antes da missa e, em seguida, sentar-se para uma grande refeição.
O que parece certo é que a palavra “brunch” – aquela mistura engraçada de “breakfast” e “lunch” ou, em português, “pequeno-almoço” e “almoço” – apareceu pela primeira vez num artigo da revista Hunter’s Weekly, em 1895.
Em “Brunch: A Plea”, o autor britânico Guy Beringer sugeriu uma alternativa para as pesadas refeições de domingo pós-igreja a favor de pratos mais leves, servidos ao final da manhã.
Não sabemos de onde veio a ideia, mas a verdade é que esta tradição se popularizou por todo o mundo, até aos dias de hoje.
Começou por ser uma refeição servida pelos hotéis, mas rapidamente os restaurantes aderiram ao movimento e começaram a servir os pequenos-almoços reforçados.
O brunch tornou-se assim uma atividade de fim de semana muito comum e por isso, hoje em dia, existem espaços dedicados apenas à sua confeção.
Quais são os 5 melhores brunches em Lisboa?
Cotidiano
Apesar da fila que habitualmente tem, vale a pena percorrer as ruas lisboetas até à baixa para conhecer o Cotidiano.
Localizado na esquina da Praça do Comércio e ao lado de um dos edifícios mais bonitos de Lisboa, o Cotidiano fica do outro lado da rua do famoso elétrico 28.
Desde panquecas americanas, a torradas com ovos, pesto caseiro e salada da época, são muitos e deliciosos os pratos que incorporam o menu deste espaço. Ainda não conheces? Está na hora!
Fauna & Flora
O Fauna & Flora oferece uma variedade de deliciosas opções de brunch. Torradas elaboradas, panquecas, ovos… há explosões de sabores para todos os gostos!
Se fores durante o horário nobre do brunch, é possível que tenhas de esperar na fila, especialmente ao fim de semana, visto que este é um local muito procurado para o brunch em Lisboa.
A boa notícia é que existem dois espaços Fauna & Flora abertos em Lisboa: uma na Rua da Esperança, nº 33 e outro na Rua Febo Moniz, nº 27 A – a apenas 900 metros da residência Collegiate Marquês de Pombal.
Seagull Method cafe
O menu é empolgante, com várias opções que provavelmente nunca viste antes, como french toast com queijo halloumi, abacate e ovos mexidos ou panquecas de queijo cottage com caramelo caseiro.
A localização do Seagull talvez te obrigue a recorrer aos transportes públicos da cidade, mas se gostas mesmo de comer um bom brunch e não dispensas novas experiências gastronómicas, por favor, vai já para a paragem do metro.
Nicolau Lisboa
Se és fã de comida saborosa e de espaços agradavelmente decorados, vais adorar o Nicolau.
Com tons pastéis, lindos padrões e plantas tropicais em abundância, este espaço oferece um momento único, ao sabor de panquecas, bolos e outras especialidades.
Percorre o menu antes de ires para te abrir o apetite.
Uma curiosidade: existe também uma Amélia, um Basílio e um Nicolau também na cidade do Porto. “Como assim?” Desafiamos-te a fazer um “rally”.
Early Birds
O Early Birds é uma pérola escondida na capital. Trata-se de um modesto café transformado numa casa de brunch, com comida de conforto e uma atmosfera única.
Uma das coisas que faz com que o Early Birds se destaque é a forma como fazem os seus ovos escalfados. Muitas pessoas dizem ser excepcionais.
Experimenta os ovos benedict, guacamole, panquecas ou qualquer outra delícia do menu. Acredita, vais gostar!
Escolhemos 5 dos melhores brunches de Lisboa mas a verdade é que podíamos escolher 10 ou mesmo 20 (30? Possível!). A capital Lisboa tem uma oferta gastronómica fabulosa, tanto em restaurantes de comida tradicional portuguesa, como naqueles com estrelas Michelin e claro, nas casas de brunch.
Desfruta dos teus fins de semana a 100% e combina já um brunch com a tua cara metade, com os teus amigos ou família.