A capital portuguesa é um forte polo de cultura e educação e por isso é muito procurada por estudantes e turistas. Além de boas universidades e sítios para passear deslumbrantes, existem muitas curiosidades sobre Lisboa que a tornam numa cidade única e irresistível.
Continua a ler para descobrires de que curiosidades estamos a falar.
Conheces mesmo Lisboa? Curiosidades sobre Lisboa
Desde as melhores coisas para fazer em Lisboa até às atrações que seduzem tantos turistas a visitar esta região, existe uma enorme abundância de informação disponível pela internet.
O que não encontrámos, no entanto, foram alguns dos factos mais curiosos e menos conhecidos sobre Lisboa. O género de coisas que só se aprende verdadeiramente ao viver na orgulhosa capital de Portugal.
Fizemos a nossa pesquisa e reunimos 10 curiosidades sobre Lisboa, que apostamos que desconheces e que vais adorar descobrir.
1. Lisboa não é a capital oficial de Portugal
Sim, é verdade. Não existe atualmente documentação oficial a indicar que Lisboa é a capital de Portugal, como existe em relação a todas as outras capitais.
Essencialmente, em 1255, D. Afonso III declarou que Lisboa passaria a ser a capital do país – e assim permaneceu até hoje.
Pode haver poucas dúvidas de que a cidade é a capital. Só não peça que te dêem provas disso. Curioso, não é?
2. Lisboa é muito antiga
Todos sabemos que Lisboa é rica em História, mas muitas pessoas desconhecem o seu legado.
A realidade é que Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo, sendo inclusive mais antiga que a capital de Itália – Roma.
Os registros sugerem que a única cidade mais velha que Lisboa é Atenas, o que está efetivamente certificado.
3. Os elétricos clássicos de Lisboa são americanos
Uma das mais famosas atrações de Lisboa são os elétricos amarelos que podem levar-te a vários pontos da cidade, seja para ires para a faculdade ou simplesmente para desfrutares da paisagem e assistires a um bonito pôr do sol nos pontos mais altos da cidade.
Porém, há uma curiosidade que te vai deixar surpreendido/a: os elétricos que vês a serpentear as ruas de Lisboa são, na verdade, americanos.
Estes ícones da capital são cópias das carruagens puxadas por cavalos que transportavam as pessoas por Harlem, em Nova Iorque, e por Nova Orleães, antes de passarem a andar sobre carris.
Antigamente, em Portugal, os elétricos de Lisboa eram denominados de “Americanos”.
4. A melhor atração de Lisboa é invisível
Ao procurares pelas melhores coisas para fazer em Lisboa, é normal que optes por alguns museus, lojas ou cocktails no Bairro Alto.
No entanto, a coisa mais fascinante para visitar está na realidade praticamente invisível durante grande parte do ano: as Galerias Romanas.
Estas galerias estão abertas apenas alguns dias do ano – em setembro – devido à dificuldade de acesso e ao facto de estarem inundadas a maior parte do tempo. Por isso, é necessário muito trabalho para as preparar para as visitas do público.
Vale a pena referir que foram criadas pelo imperador Augusto, entre os séculos I a.C. e I d.C., e que oferecem uma visão fascinante da história de Lisboa.
5. A Torre de Belém era apenas um escritório de alfândega
Ao olhar para marcos portugueses de excelência, é difícil ir além da Torre de Belém. A arquitetura e a história por detrás deste monumento falam por si e é por isso que muitos a visitam todos os anos.
No entanto, estudos recentes sugerem que esta torre foi construída para ser apenas um escritório de alfândega, em vez de servir para a defesa de qualquer coisa real. Curiosidade interessante, não é? Ainda assim, este edifício é incontornável e deves visitá-lo.
6. Fado significa destino
Um costume português que provavelmente só vais conhecer depois de passar um tempo considerável em Lisboa, é o Fado.
A partir da palavra latina “fatum”, os espetáculos deste género musical têm lugar em restaurantes espalhados pela cidade e são apreciados acompanhados de boa comida e bom vinho.
Os seus temas, algumas vezes melancólicos, emanam do facto de serem escritos e musicados para falar sobre o destino de alguém.
7. Lisboa tem um Cristo Rei
Sabias que Lisboa tem um Cristo Rei? Esta está entre as melhores curiosidades de Lisboa.
O monumento católico foi erguido para celebrar a sobrevivência da nação durante a Segunda Guerra Mundial.
É improvável que percas este grande marco, mas não faz mal aprender um pouco sobre a história por detrás desta grande atração de Lisboa.
8. A Baixa Pombalina de Lisboa é resultado de um terremoto
Os belos edifícios pombalinos que hoje se encontram na Praça do Comércio foram construídos depois do terramoto.
Sim, toda a Baixa Pombalina, a famosa atração da capital portuguesa, foi reconstruída depois de ter sido completamente arrasada pela mãe natureza.
9. Podes caminhar sobre o aqueduto de Lisboa
Sabias que podes caminhar e explorar o Aqueduto Águas Livres, no vale de Alcântara?
Longe dos olhares curiosos dos grupos turísticos, encontra-se este enorme aqueduto do século XVIII, com 19 km de comprimento.
Ele sobreviveu ao terremoto de 1755 e hoje é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO.
10. Lisboa tem uma das capelas mais caras do mundo
A Igreja de São Roque foi a primeira Igreja jesuíta de Portugal e uma das primeiras do mundo.
Considerada um dos exemplos mais marcantes da arte européia, a Igreja de São Roque possui capelas elaboradas adornadas com ouro da arquitetura barroca, estando entre elas “a capela mais cara do mundo”.
Melhores ruas de Lisboa
Entre as grandes curiosidades de Lisboa estão também algumas das suas peculiares e lindíssimas ruas.
Cada caminho, cada esquina e cada destaque da cidade está repleto de história. Se queres sentir verdadeiramente a alma da capital, tens de sair de casa e caminhar sem rumo pelas melhores ruas de Lisboa.
1. Rua da Penha de frança
Vale a pena saíres da tua residência de estudantes em Lisboa para conheceres a Rua da Penha de França que fica a menos de 2km de ti.
Por ser uma área pouco conhecida, as boas instalações sociais e a boa rede de transportes públicos permitem uma vida tranquila e ao mesmo tempo ativa.
Esta zona tem evoluído de forma sustentável e é conhecida por ser segura e tradicional.
É um sítio muito agradável para morar e para assistir ao famoso desfile dos Santos Populares em Lisboa.
2. Rua da Adiç
No bairro de Alfama fica a Rua da Adiça. Esta rua é um dos exemplos mais autênticos da alma lisboeta e do seu estilo de vida.
Lá encontras edifícios típicos de Alfama, as suas fontes, os seus habitantes e as diferentes gerações que viveram lá desde sempre.
Caminhar pela Adiça é a oportunidade de estar bem no centro do quotidiano dos habitantes das ruas de Alfama. Por ser uma experiência única, não vais querer perdê-la.
3. Rua da Mouraria
Para os visitantes, a Mouraria oferece a oportunidade de ver a capital portuguesa no seu estado mais natural.
Dotada de uma vibração única, a Mouraria, que significa “bairro mouro”, tem uma rica história de comunidade e solidariedade, hoje mais evidente na forma de associações (cooperativas) e uma próspera cena artística independente.
Esta rua é o berço do fado, pois foi onde a lendária cantora Maria Severa viveu nos anos 1800 – a primeira fadista famosa.
Nesta zona encontras também pontos turísticos muito interessantes como:
- A Igreja de Nossa Senhora da Saúde
- A Igreja de São Cristóvão
- O Largo do Intendente
Para lá chegar, basta apanhar o elétrico 28 ou a linha verde do metro.
Ruas de Lisboa pintadas
Rua dos Bacalhoeiros
Graças a uma medida da Câmara Municipal de Lisboa implementada em 2020, que visa potenciar o acesso de mais pessoas a ruas fechadas ao trânsito, a Rua dos Bacalhoeiros está agora toda pintada de azul.
Desde o verão deste ano que os comerciantes locais podem montar as suas esplanadas sobre um novo e bonito tapete azulado, que atrai mais turistas pela sua peculiaridade.
À pioneira do manto azul, Rua dos Bacalhoeiros, juntou-se a Nova da Trindade e João das Regras.
Pink Street Lisboa
Ruas de Lisboa Pintadas talvez te faça lembrar a Pink Street Lisboa, uma rua que, se não conheces, tens mesmo de conhecer.
A Rua Nova do Carvalho, mais conhecida como Rua Cor-de-Rosa ou Rua Rosa, é uma das ruas mais populares de Lisboa e, definitivamente, um dos grandes destaques da cidade no que diz respeito à vida noturna lisboeta.
Quando alguém quer tomar um copo com os amigos, seja habitante local, ou turistas, corre para a Rua Nova do Carvalho por ser um dos locais mais badalados e modernos da cidade.
A rua era conhecida por ser uma encruzilhada de criminosos locais e prostitutas, mas agora esses são apenas temas de conversas.
As curiosidades sobre Lisboa não têm fim.
Sabias que a capital portuguesa alberga a rua mais cara de Portugal – de seu nome Rua de Salitre? E que o Rossio se tornou o palco de várias execuções públicas incluindo o primeiro auto-da-fé? Ou que a Ponte Vasco da Gama, inaugurada em 1998, tem 12 km de comprimento e é a ponte mais longa da União Europeia e a segunda mais longa da Europa?
Sim, Lisboa é realmente uma cidade surpreendente. Sempre que puderes, sai à rua para descobri-la um pouco mais.