Lisboa é uma cidade fantástica que transpira cultura e tradição. Quem visita a cidade dificilmente fica desiludido e quem nela habita, facilmente se apaixona diariamente. No entanto, morar num centro urbano pode tornar-se sufocante ao fim de algum tempo e fugir para um local mais tranquilo para relaxar e recuperar energias torna-se necessário.
Felizmente, são muitas as escapadinhas nos arredores da capital que prometem verdadeiros momentos de relaxamento e também de diversão. Ainda que no teu apartamento ou residência universitária em Lisboa encontres todas as comodidades, vais gostar de conhecer alguns lugares perfeitos para escapares da agitação da cidade.
Quais são as melhores escapadinhas perto de Lisboa?
Depois de uma semana intensa de aulas ou trabalho, fazer uma escapadinha perto de Lisboa é a solução perfeita para recarregar baterias. Não precisas gastar muito dinheiro e 1 ou 2 noites no local certo são suficientes para regressares ao centro capaz de enfrentar mais 5 dias intensos.
A lista de lugares incríveis perto de Lisboa é imensa, mas nós quisemos escolher apenas 6 escapadinhas especiais para ti, que acreditamos que te vão já pôr a fazer a mala para o próximo fim de semana.
1. Sintra
Nos arredores da cidade, há uma pequena vila com casas de estilo palaciano, belas paisagens e ar puro. Sintra tem vários restaurantes tradicionais, como o Curral dos Caprinos e lojas de bolos, incluindo a Piriquita e Antiga Fábrica De Queijadas.
O monumento mais importante nesta mítica terra é o Palácio da Pena e os seus jardins que fazem parte do Parque Nacional de Sintra. O edifício no topo da colina foi construído durante o século XIX e incorpora partes de um antigo convento da ordem de São Jerónimo. Este foi o primeiro palácio da Europa a ser construído incorporando o estilo romântico.
Quando visitares os jardins do Palácio da Pena, vais sentir que estás a embarcar numa verdadeira viagem mística e espiritual. As estátuas e outras características arquitetónicas que por ali se encontram contribuem para este misticismo esotérico dos jardins. Mas a verdade é que cada canto de Sintra tem uma energia muito especial que só é possível de perceber quando lá estamos. Se és amante da arte, o MU.SA (Museu de Artes de Sintra) é também paragem obrigatória para ti.
2. Cabo da Roca
Quando fores a Sintra, reserva algumas horas para passares no Cabo da Roca – o ponto mais ocidental da Europa Continental e julgado como “fim do mundo” por muitos exploradores até ao século XIV.
Ainda hoje, a região possui uma atmosfera remota e indomável. O ambiente isolado do Cabo da Roca é aprimorado pelo desenvolvimento muito limitado na área, já que nele encontras um farol, uma cafeteria, uma loja de presentes e pouco mais. No entanto, a paisagem é deslumbrante e perfeita para quem aprecia a beleza natural da natureza.
3. Aldeia da Mata Pequena
A Aldeia da Mata Pequena é o lugar perfeito para te desconectares. Entre as colinas e vales verdes da região agrícola a noroeste de Lisboa, conhecida como ‘Saloia’, a Aldeia da Mata Pequena é uma pequena vila rural com uma dúzia de casas, onde as pessoas vivem em contato com a natureza, em paz e a respirar ar puro. Pequenas, simples, rústicas e muito aconchegantes, as casas foram restauradas para proporcionar momentos agradáveis a quem por lá passa.
4. Ericeira
Se és fã de surf, a Ericeira é a escapadinha perto de Lisboa perfeita para ti. Lá vais poder desfrutar das melhores ondas da única Reserva Mundial de Surf da Europa, a primeira reserva de surf do continente europeu. Sete ondas exclusivas e reconhecidas a nível mundial.
Ericeira é uma vila de pescadores e um resort de verão tradicional situado no topo de uma falésia. Além do surf, a Ericeira tem ruas pitorescas muito agradáveis para passear e bons restaurantes para te deliciares com a gastronomia portuguesa.
Se fores à Ericeira, aproveita para dares um salto a Mafra, onde podes encontrar o Palácio Nacional de Mafra, um dos maiores palácios do mundo e o mais importante edifício de arquitetura barroca de Portugal.
5. Sesimbra
Sesimbra é uma pequena vila de pescadores e um dos principais portos de pesca da região, localizada numa baía protegida com vista para um castelo mouro – reconquistado no reinado de D. Sancho I, no século XIII. É um local bastante popular como destino de verão, especialmente para quem mora em Lisboa, já que além das paisagens deslumbrantes, tem praias de água cristalina perfeitas para grandes mergulhos.
Podes viajar até Sesimbra de autocarro, que podes apanhar em Setúbal ou no terminal da Praça de Espanha, em Lisboa.
6. Serra da Arrábida
No extremo sul da cidade de Lisboa e em pleno Parque Natural da Arrábida, encontras a Serra da Arrábida que te brinda com uma das paisagens mais bonitas de Portugal, repleta de águas cristalinas e de vegetação colorida.
Na Arrábida, todas as praias estão voltadas para sul e todas elas, sem exceção, transmitem uma sensação única de paz e tranquilidade. O lugar perfeito para quem pensa tirar uns dias de férias mas quer fugir da confusão típica dos locais preferidos dos turistas.
Além das praias paradisíacas e bonitas enseadas, há também trilhos fantásticos para percorrer, castelos para visitar e ainda ruínas e grutas para descobrir. E se és um caminhante experiente, pega nas tuas botas e segue rumo à Serra do Risco, o penhasco mais alto do continente, a 380 metros acima do Atlântico, que oferece uma mão cheia de emoções fortes.
As escapadinhas fora da cidade não só são necessárias como essenciais ao nosso bem-estar, melhorando significativamente a nossa qualidade de vida. Faz um pausa e desfruta dos arredores de Lisboa. 🙂