Portugal é conhecido pelas suas bonitas paisagens, mas também pela gastronomia, rica em cor, sabor e variedade. Entre as melhores iguarias estão os doces típicos portugueses, adorados por todos e difíceis de esquecer.
Se moras em Lisboa há algum tempo, já deves conhecer alguns dos doces que te vamos mostrar. Mas toma nota, pois talvez exista algum que ainda não tenhas provado e certamente que o vais querer fazer.
Os melhores doces típicos portugueses em Lisboa
A (doce) tentação está por todo o lado em Portugal e, especificamente, na capital, Lisboa. Qualquer esquina que dobres, mostra-te uma pastelaria, confeitaria ou restaurante com um vasto leque de perdições açucaradas. Os portugueses raramente resistem e os turistas também não. Continua a ler e descobre os 5 doces típicos portugueses mais cobiçados.
1. Pastel de Nata
Tínhamos de começar pelo bolo de pastelaria português mais conhecido do mundo: o pastel de nata. Comido frio ou quente, com ou sem canela, os pastéis de nata são absolutamente deliciosos.
Recheados com um creme de ovo macio e sedoso, envolto em massa folhada caramelizada, fazem nascer água na boca de quem se atreve a conhecê-los. Uma mordida e estamos viciados – assim como os monges do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa estavam no século XIX.
Reza a história, quando a dissolução dos mosteiros entrou em vigor em 1834, que os monges recorreram ao açúcar e à panificação para sobreviver, remexendo numa receita secreta de pastéis de Belém que permanece inalterada até hoje. E é também por isso que este incrível pastel é conhecido por Pastel de Belém.
Em Lisboa, alguns dos mais famosos lugares onde podes encontrar estes pastéis estão na Rua de Belém número 84, na Pastéis de Belém, na antiga Fábrica de Manteiga e no Balcão do Marquês – este último é perfeito para quem está alojado na residência Collegiate Marquês de Pombal.
2. Bola de Berlim
Quantos de nós temos uma boa história para contar que envolve uma bola de berlim? Massa fofa, recheada com creme de ovo e revestida de açúcar, numa esplanada, a caminhar pelas mais belas ruas de Lisboa ou sentados na areia da praia, este bolo nunca desilude.
Há alguns anos, surgiram novas versões destas bolinhas, onde a massa branca deu lugar às cores mais escuras da alfarroba e da beterraba e o doce de ovos começou a partilhar o lugar com o creme de chocolate e alguns doces de frutas. Mas a tradicional bola de berlim com o amarelo doce de ovos, continua a ser a preferida da maioria.
Além das praias, podes encontrar bolas de Berlim nas inúmeras pastelarias de Lisboa e algumas das melhores são as vendidas nos mais diversos sabores na Berlineta, junto à Estação de Santa Apolónia. Por isso, quando fores dar um passeio por Lisboa e arredores, lembra-te desta paragem obrigatória.
3. Ovos Moles
Gemas e açúcar são os ingredientes principais de um dos mais famosos doces típicos portugueses, os Ovos Moles. Os mais gulosos podem comer os ovos com uma colher, como quem se delicia com um pudim, ou como um doce envolto numa espécie de bolacha branca (hóstia) bem fina com formato de concha, búzio ou peixe.
É incrivelmente doce e rico e combina lindamente com um café expresso acabado de tirar – outro hábito muito português.
O melhor lugar para comer Ovos Moles é em Aveiro, no centro de Portugal. Na chamada Veneza Portuguesa, encontra este doce em todas as confeitarias da cidade. Eles permanecem frescos por longos períodos de tempo, o que significa que podes comprá-los como lembranças. Também é possível encontrá-los pela capital, na Casa dos Ovos Moles em Lisboa, no Chiado, e noutros cantos do país.
4. Travesseiros de Sintra
Com vontade de dar uma escapadinha perto de Lisboa? Os Travesseiros de Sintra são a motivação extra de que podes estar à espera para pores a mochila às costas.
Com uma textura fofa e deliciosa feita com massa folhada, coberta com açúcar e recheada com ovos e creme de amêndoa, estes pastéis podem ser o verdadeiro motivo da expressão “de comer e chorar por mais”.
Podes encontrar os travesseiros em Sintra, na pastelaria/padaria A Piriquita, fundada em 1862 – provavelmente, a pastelaria mais famosa de toda a região.
5. Sericaia
A Sericaia é uma sobremesa tradicional do Alentejo e não existe nenhum doce igual a este em todo o mundo. Esta deliciosa sobremesa portuguesa nasceu no convento de Elvas, cidade a leste de Évora, capital do Alentejo, e continua a ocupar o lugar no topo dos melhores doces típicos portugueses.
É uma sobremesa de pudim de ovo feita com farinha, açúcar, gema de ovo e canela, com uma textura suave e um sabor a “ovo” típico da doçaria conventual portuguesa. Ir ao Alentejo e não comer Sericaia, é realmente um pecado, já que é difícil encontrá-la fora desta região.
Pão de ló, Pastel de Tentúgal, Queijada, Pudim de ovos, Pastel de Feijão, Clarinha de Esposende, Serradura, Mista Algarvia, Molotof, Leite Creme, Toucinho do Céu, Pudim Abade de Prisco, Natas do Céu, Arroz Doce… A lista de doces típicos portugueses é infinita e cada um deles tem um toque especial que faz com que se tornem verdadeiramente inesquecíveis.
Qual é o teu doce típico português preferido e onde o podemos encontrar? Partilha connosco!