Lisboa é a cidade mais cara do país. No entanto, o custo de vida em Lisboa varia de pessoa para pessoa, dependendo do seu orçamento e do estilo de vida que leva.
Antes de fazeres as malas rumo è capital, aconselhamos-te a que fales com amigos e conhecidos para perceberes quanto gastam em média. Mas antes disso, faz uma lista com as coisas que vais precisar para o teu dia-a-dia. Assim, vai ser mais fácil para ti perceberes de quanto vais precisar mensalmente.
Para te ajudar, de seguida, apresentamos-te os custos médios de alojamentos, transportes e algumas atividades de lazer gratuitas para que possas começar a fazer contas ao teu orçamento mensal e anual e desfrutar de Lisboa ao máximo.
1. Propinas nas Universidades de Lisboa
O valor das propinas das universidades públicas portuguesas desceu significativamente nos últimos meses, traduzindo-se num grande alívio para os estudantes e para as suas famílias.
Algumas universidades públicas e privadas divulgam abertamente os valores das suas propinas e, por isso, podes facilmente aceder aos valores que praticam acedendo aos websites das entidades ou contactando-as via email ou telefone.
Outra novidade incrível é que agora podes pagar as tuas propinas anuais em dez prestações mensais, o que te vai oferecer mais liberdade financeira.
2. Valores do Alojamento
Uma das formas de poupar dinheiro é dividindo casa. Viver sozinho tem inúmeras vantagens, mas economizar não é, definitivamente, uma delas. Além disso, morar acompanhado, sobretudo nesta fase da tua vida, pode ser muito divertido. Porém, será sempre uma decisão tua.
Estúdio ou Apartamento
Se gostas de privacidade e tens capacidade financeira, um estúdio ou um T1 são a opção ideal para ti. Existem várias plataformas que podem ajudar-te na procura de casa. Aconselhamos-te também a fazer pesquisas em grupos nas redes sociais, pois costumam ter muita oferta.
Residência para Estudantes em Lisboa
De todos os tipos de alojamento existentes em Lisboa, as residências universitárias são mesmo as mais económicas. Atualmente, encontram-se em funcionamento mais de 20 residências universitárias para estudantes na capital portuguesa.
A Collegiate, residência para estudantes em Lisboa premiada internacionalmente e líder no mercado português – e também em Espanha e Reino Unido – dá-te mais do que um local para dormir: oferece-te uma experiência para a vida. Conta com quartos e estúdios modernos, confortáveis e bonitos e ainda com várias áreas em comum que convidam ao convívio e diversão, como a piscina, o ginásio, o terraço, entre outras para descobrires. Além disso, a residência está localizada no Marquês de Pombal, centro de Lisboa, o que te permite caminhar com frequência, evitando os meios de transporte e, dessa forma, economizar.
3. Custo dos Meios Transportes
Em Lisboa vais encontrar muitas formas de te deslocar. Se não tens veículo próprio ou se preferes usar os meios de transporte locais, podes utilizar o metro da cidade, autocarro, comboio, elétrico, Uber, Táxi e até mesmo os elevadores.
O Metro de Lisboa é talvez a melhor forma de te deslocares, tendo em conta a relação qualidade-preço. Com um horário alargado e um amplo mapa que cobre toda a cidade, este meio de transporte conta com quatro linhas: Azul (Santa Apolónia-Reboleira), Verde (Cais do Sodré-Telheiras), Amarela (Rato-Odivelas) e Vermelha (São Sebastião-Aeroporto).
Os bilhetes diários são muito em conta e se usares o cartão Zapping, consegues economizar ainda mais. Mas para ti, que és estudante e que vais fazer muitas viagens, o passe escolar Sub23 é uma boa aposta. Caso pertenças a um agregado familiar que aufira rendimentos reduzidos, tens também o Passe Social +, que te permite beneficiar de um valor bonificado.
O ideal seria que encontrasses um alojamento para estudantes perto da tua universidade, de forma a que pudesses fazer o percurso a caminhar, sem teres de investir mais dinheiro da tua mesada. Mas se não for possível, o metro é uma boa opção para ti, bem como os autocarros (também com passe para estudantes) e os famosos elétricos amarelos que serpenteiam a cidade. Dependerá muito das tuas preferências e da tua área de residência. Consulta os websites de cada um dos transportes públicos e informa-te dos preços para descobrires qual deles te permite poupar mais.
4. Atividades de Lazer Gratuitas
Em Lisboa não te faltam atividades de lazer para te divertires. Passeios pela cidade, passeios no rio, atividade física, experiências gastronómicas, festivais de música ao vivo, casas de fado, museus, enfim, um leque vasto de opções para todos os gostos e para todas as carteiras.
Mas se queres mesmo poupar dinheiro, é melhor teres atenção às atividades gratuitas existentes pela cidade durante todo o ano e aos descontos para estudantes.
Atividades de Lazer Gratuitas
- Visitar o Mercado do Centro Cultural de Belém no primeiro domingo de cada mês (entrada gratuita)
- Visitar o Mercado da Ribeira no Cais do Sodré (no 1º andar tens uma sala de espetáculos, galeria de arte e esplanadas)
- Visitar a LX Factory a um domingo: vais encontrar o LX Market, uma feira ao ar livre com peças exclusivas, feitas à mão e vintage em 2ª mão
- Visitar Museus: aos domingos e feriados muitos museus oferecem as entradas como, o Museu da Eletricidade, o Museu do Banco de Portugal e o Museu Coleção Berardo
Dá passeios pelo Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, pela Baixa Pombalina, pelos Bairros de Alfama e Mouraria e lembra-te de visitar os famosos Miradouros da Graça, do Castelo de São Jorge, do Torel, de São Pedro de Alcântara, das Portas do Sol e dos Montes Claros.
Lisboa está pronta para ser descoberta e não precisas gastar toda a tua mesada para o fazer. Diverte-te! 🙂