Todos nós queremos ter assertividade na comunicação para defender a nossa posição com confiança e expressar abertamente os nossos sentimentos, seja para recusar um convite ou para enfrentar um colega de trabalho. Porém, apesar de parecer, comunicar desta forma não é fácil.
A verdade é que há muitas pessoas a lutar para serem assertivas porque é difícil saber onde está o limite entre parecer muito forte ou agressivo ou parecer fraco e inseguro.
As dicas que preparámos para ti podem ajudar-te a melhorar a tua comunicação para que te sintas mais à vontade para falar e para te defenderes, sempre que necessário.
Assertividade na comunicação: o que é assertividade
Assertividade é uma habilidade que depende muito de uma comunicação eficaz, ao mesmo tempo em que respeita os pensamentos, desejos e opiniões dos outros.
Pessoas assertivas comunicam com clareza e respeito os seus desejos, emoções, pensamentos, necessidades, posições e limites aos outros. Não deixam dúvidas sobre a sua posição, seja qual for o assunto.
Pessoas com um nível alto de assertividade não evitam defender os seus pontos de vista ou objetivos e tendem a tentar influenciar os outros a verem o seu lado. Geralmente, também estão abertos a elogios e críticas construtivas.
É possível melhorar a assertividade através de exercícios práticos e experiência.
Se ainda estás na faculdade e vais agora começar o teu primeiro trabalho, estás no momento ideal para começares a trabalhar esta habilidade.
Comunicação assertiva no trabalho: técnicas para melhorar
Não conseguir comunicar no local de trabalho pode ter consequências negativas no teu desempenho e bem estar.
Quando és assertivo, és capaz de pedir o que precisas, comunicar abertamente o que desejas e também de falar quando algo não te agrada.
Uma comunicação assertiva no trabalho permite-te abordar as situações com confiança e destacares-te positivamente. Porém, sabemos que isso não é fácil para todos.
Existem duas componentes importantes para te tornares mais assertivo: (1) aprender a fazer com que te tratarem com respeito e (2) desenvolver habilidades de comunicação.
Confere as técnicas que se seguem que te vão ajudar a tornares-te mais assertivo/a.
Planeia as respostas com antecedência
Costumas responder “sim” ao que te pedem sem pensares primeiro na pergunta? Se tendes a fazer isso mesmo quando queres dizer ‘não’, recomendamos-te a usar algumas frases como:
- “Deixa-me responder-te sobre isso.”
- “Preciso ver a minha agenda.”
- “Já tenho planos na agenda para esse dia/hora.”
- “Não vou conseguir, pois já tenho planos.”
Se decidires dizer que precisas de verificar algumas coisas antes de dares uma resposta, certifica-te de que realmente dás uma resposta.
Acima de tudo, lembra-te de que não és obrigado/a a explicar o motivo da recusa de uma solicitação ou convite.Começa por praticar com pessoas que conheces, em casa, na faculdade ou na residência para estudantes em Lisboa onde moras, e só depois no trabalho.
Não deixes que a culpa te domine
Se sentes culpa ao te afirmares e dizeres aquilo que realmente queres, pensas e sentes, lembre-se de que dizer não a um pedido não significa que estás a rejeitar a pessoa – muito menos a maltratá-la!
Ensaia com alguém que conheces e confias
Se estás a tentar resolver um problema no trabalho ou simplesmente a querer melhorar a tua comunicação, considera ensaiar com um amigo de confiança, praticando diferentes estilos de conversação. Escreve e diz o que deseja dizer em voz alta. No fundo, não é muito diferente de estudar em casa.
Lembra-te de pedir feedback sobre o quão claro/a estás a ser e de como a outra pessoa pode ver a situação.
Presta atenção a como respondem ao seu tom de voz e linguagem corporal. Está a comunicar sem te tornares tímido ou hostil?
Avalie-te e ajusta a tua abordagem de acordo com a sua opinião.
Incorpora uma postura assertiva
A comunicação não é apenas verbal. Antes de entrares numa situação stressante ou numa conversa difícil, adota uma postura corporal assertiva que te faça sentir mais confiante e seguro/a.
Põe-te de pé, abre o peito, coloca os ombros para trás e levanta a cabeça. Mantém o contato visual e uma expressão facial neutra.
Estabelece limites
Lembra-te que assertividade e agressão são coisas diferentes.
Assertividade significa declarar as tuas necessidades ou solicitações de maneira respeitosa e dentro dos teus limites.
Se estabelecer limites parece agressivo ou desconfortável para ti, considera o seguinte cenário: o teu chefe está constantemente a dar-te tarefas sem parecer preocupar-se se podes aceitar mais projetos.
Uma resposta agressiva seria explodir com ele numa reunião ou exigir que outra pessoa faça o trabalho por ti.
Uma resposta assertiva, por outro lado, seria agendar uma reunião com o teu chefe para expor a situação de forma educada e para discutirem um novo sistema de atribuição de tarefas, ou encontrar maneiras de delegar melhor as responsabilidades.
Tipos de comunicação assertiva no trabalho
Manter uma comunicação assertiva no trabalho pode ser muito desafiante.
Aprender a ser assertivo leva tempo, autocontrolo e confiança. Segue os 5 tipos de comunicação assertiva no trabalho que te vão ajudar a desenvolver as tuas habilidades de assertividade e ainda melhorar a tua performance no trabalho. Ao sentires que comunicas bem e que as tuas necessidades são ouvidas, tornas-te automaticamente mais produtivo e organizado.
Fala e expressa-te abertamente
As pessoas não vão ler a tua mente, por isso, sê honesto/a e específico/a.
Ao dares a tua opinião, utiliza com frequência o “eu” em vez do “tu”.
Por exemplo: “Eu tenho outra sugestão” em vez de “Tu está errado”. Ou ainda, “Eu notei que o prazo não foi cumprido”, em vez de “Tu não cumpriste o prazo”.
Se tiveres dificuldades em recusar pedidos, aprende a dizer não. Dizer ‘não’ não é egoísmo. Mostra apenas que és capaz de priorizar e definir limites saudáveis.
Mostra curiosidade sobre o ponto de vista da outra pessoa
Quando conversares com alguém no teu local de trabalho, faz perguntas abertas e escuta a resposta com atenção. Se as pessoas não estão a ser razoáveis, ouvir as suas necessidades e expectativas pode ser realmente desafiante, mas se garantires que elas se sentem ouvidas e respeitados, a conversa pode mudar para um diálogo mais positivo.
Cuidado com o tom de voz
Não é apenas o que dizes que importa, mas a forma como dizes.
Mantém o tom de voz e linguagem corporal aberta e calorosa. Quando estiveres a preparar-te para uma interação social, pensa na tua linguagem corporal e como podes mostrar que está tudo bem. Presta atenção especial às tuas expressões faciais, braços e postura.
Pensa que todos ganham
Tenta não assumir que a outra pessoa está a querer prejudicar-te ou menosprezar-te. Mesmo que esteja, não a trates mal e não te afastes da conversa. Oferece soluções e pede-lhe para te ajudar a que cheguem a um consenso.
Responde, não reajas
Se perceberes que está a sentir emoções fortes e prestes a “explodir” numa discussão, pode ser muito difícil permaneceres calmo/a e assertivo/a.
Respira fundo, faz uma pausa e pensa.
Os teus sentimentos e emoções são inteiramente válidos, mas assertividade não significa permitir que todos os teus sentimentos direcionem os teus comportamentos.
Quando feita com habilidade, a comunicação assertiva costuma ser a melhor abordagem em qualquer situação.
Nunca é errado expressar os teus sentimentos, e há muitas maneiras de o fazer com respeito.
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