Com o segundo semestre a começar, já deves estar a pensar em como ser mais produtivo e organizado nos estudos e no trabalho, sobretudo se estás a trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Descobre quais são os truques para encontrares o equilíbrio certo entre a vida doméstica, profissional e universitária.
Como ser mais produtivo nos estudos
Ao reservares tempo para definir as tuas prioridades, tens mais chances de te manteres no caminho certo durante todo o semestre e o período de exames, o que pode ajudar a reduzir os níveis de stress, algo que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Presta atenção às nossas 4 melhores dicas de gestão de tempo, para que assim consigas dar o teu melhor na universidade e também encontrar momentos para relaxar e ainda ganhar algum dinheiro extra com o teu trabalho.
1. Faz uma lista das tuas tarefas
O primeiro passo para melhorar a gestão do tempo e te tornares mais produtivo é listar absolutamente tudo o que precisas fazer. Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos alunos tende a deixar tarefas importantes para último e isso tende a afetar a qualidade do seu trabalho e as suas notas finais.
Inclui na lista todos os prazos da universidade, bem como todos os turnos em que trabalhas, e aponta quanto tempo vais precisar para cada prioridade. Lembra-te de incluir também as tuas tarefas domésticas pois, a menos que estejas a estudar numa residência de estudantes em Lisboa, onde muitas delas estão asseguradas, podem tirar-te muito tempo livre.
2. Sê flexível, mas realista
Normalmente, precisamos de cerca de 8 a 10 horas por dia para trabalhar, estudar, socializar e colocar em prática outras coisas que gostamos de fazer.
Como estudante a tempo integral, espera-se que dediques cerca de 35 horas por semana aos estudos universitários, incluindo o tempo que passas em seminários e palestras. Se estás a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo, este tempo pode estender-se mais um pouco.
Se queres saber como ser mais produtivo(a), precisas de ter uma noção real do teu tempo. É importante lembrares-te que muitas vezes as coisas demoram mais do que o esperado. Portanto, reserva um pouco mais de tempo para o caso de gastares mais horas numa tarefa do que imaginavas.
3. Evita a procrastinação
Uma forma de evitar a procrastinação é pensar sobre os diferentes lugares onde já estiveste a estudar. Em qual desses lugares estavas mais focado(a)? Onde estavas mais distraído(a)? Existe algo que possas fazer para tornar o estudo realmente agradável? Conheces técnicas de estudo eficazes que possas começar a pôr em prática para assim evitar a procrastinação?
Lembra-te de que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar necessariamente para outra. Para alguns, estudar com amigos pode limitar a produtividade. Mas, para outros, estudar em grupos pode ajudar a aumentar a motivação e evitar a procrastinação. Pensa bem e testa até encontrares aquilo que funciona melhor contigo.
Como ser produtivo nos estudos e no trabalho
A organização é a componente-chave da produtividade. Quando a desordem se acumula, a nossa atenção diminui e o desempenho pode ser prejudicado. Quando o teu cérebro, tempo, projetos, espaço de trabalho, tempo de aulas e de estudo estão organizados, fica mais fácil agilizar as tuas ações e pensamentos.
Descobre 4 formas eficazes de te organizares e seres mais produtivo nos estudos e no trabalho.
1. Organiza o teu cérebro
Se te pensas em como ser mais produtivo ou como ser mais organizado há muito tempo mas não tens conseguido fazê-lo, talvez estejas a esquecer-te do mais importante: o teu cérebro. Precisas de o organizar antes de qualquer coisa. Começa pela tua alimentação (o teu combustível) e pelas horas de sono.
A privação de sono afeta a nossa massa cinzenta. Uma noite agitada diminui a acuidade mental a cada hora de sono perdida. Por isso, tenta dormir cerca de sete a oito horas por noite e, se tiveres hipótese, dorme uma sesta depois de almoço, todos os dias.
Além de comer e dormir bem, é muito importante que faças um esforço para não realizar muitas tarefas ao mesmo tempo – alternar entre várias tarefas não faz nada além de desacelerar e confundir os nossos cérebros e nublar o nosso julgamento. Tentar fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo pode até mesmo libertar a hormona do stress (cortisol) no cérebro, o que pode afetar a tua capacidade de concentração e de tomar decisões.
2. Organiza o teu tempo
Começa pelas tuas metas – ao organizares o teu tempo, a primeira coisa que deves fazer é identificar as tuas metas. As metas ajudam-te a concentrares a tua energia e servem como ponto de partida para identificar o que precisas de fazer.
Depois das metas definidas, descreve a tua grande prioridade. A tua prioridade é a tarefa mais importante que precisa de realizar para atingires o teu objetivo mais importante e fazeres com que as coisas avancem.
Porque o teu tempo livre é escasso, é fundamental que uses uma agenda e que a vás mantendo atualizada diariamente com tudo aquilo que tens para fazer. Aloca tempo para cada tarefa que precisas de concluir, mesmo que seja um passeio pelas ruas mais bonitas de Lisboa. Isso vai dar-te uma noção de prazos e sensação de controlo. Coloca limites de tempo nas tarefas, tornando-o um organizador de tempo automático. E se usares agenda eletrónica, ativa os avisos/alarmes para alguns minutos antes da tarefa para te poderes preparar.
3. Organiza o teu espaço de estudo/trabalho
Faz um inventário cuidadoso de tudo que usas regularmente e mantém esses itens na tua secretária. Fazeres isso vai maximizar a produtividade e tornar a organização mais fácil.
Livra-te dos “não essenciais” pois a desordem é uma distração, sobretudo no espaço de estudo e trabalho. Organiza bem os teus apontamentos e as pastas no computador. As pilhas de papelada – e de ficheiros – são uma das maiores armadilhas da organização. Em vez de deixares acumular, cria um sistema de “arquivação”. Faz arquivos diferentes para cada disciplina, projeto ou cliente e, quando um documento chegar à tua mesa ou secretária do computador, age imediatamente sobre ele, guardando-o no lugar certo – mesmo que este seja o lixo.
Rever e reavaliar constantemente a tua agenda pode ajudar-te a perceber se precisas de fazer alguma alteração para que assim possas concluir as tarefas da universidade, do trabalho e ainda ter tempo para relaxar e passar tempo com amigos e familiares.