“O que fazer em casa?” é, possivelmente, uma das perguntas mais colocadas pelo ser humano nos últimos meses. Estar confinado é extremamente desafiante e por sabermos isso, queremos ajudar-te dando-te ideias de coisas para fazer em casa durante a pandemia.
O que fazer em casa na quarentena?
Estamos mesmo a viver um momento assustador agora. Existem muitas incertezas e incógnitas, e pode ser muito difícil manter a calma e o foco em outras coisas quando somos constantemente inundados por notícias e publicações sobre o coronavírus. Embora seja importante manteres-te informado(a) sobre o que está acontecer no mundo, é fundamental que cuides de ti e dos que estão à tua volta neste momento.
Compilámos uma lista de ideias de coisas para fazer em casa que te vão ajudar a passar por esta pandemia de uma forma mais leve. Toma nota.
1. Medita
A meditação pode ajudar a melhorar os sintomas de ansiedade e depressão, melhorar o teu humor e reduzir os níveis de stress. Se não sabes o que fazer sozinha em casa, implementa este momento de atenção plena no teu dia-a-dia, reservando alguns minutos para fechar os olhos, inspirar e expirar.
Existem muitas apps de meditação gratuitas que podes fazer download para o teu smartphone – como a Headspace, Insight Timer, Mediotopia ou a Calm – e que tornam a prática muito mais fácil para iniciantes.
2. Limpa e organiza
Se não sabes o que fazer para sair do tédio das últimas semanas, talvez seja uma boa altura para implementares aquele projeto de organização que está na tua lista há algum tempo. Isso vai fazer com que te sintas útil e pode até ser divertido.
Aproveita também para organizares melhor o segundo semestre, preparando já algumas técnicas de estudo eficazes. Como se costuma dizer, “há males que vêm por bem” e este tempo fechado em casa pode ser mesmo o que precisas para melhorar a tua média.
3. Agenda videochamadas com os teus amigos e família
Estes momentos podem ser muito solitários, sobretudo se moras sozinho(a). É aqui que a tecnologia se torna verdadeiramente útil.
Agenda algum tempo para conversares em vídeo com alguns dos teus amigos e familiares. Pode ser uma conversa normal ou podes dar asas à imaginação e combinar um brunch virtual, por exemplo.
O mais importante é que se escutem e se vejam para se sentirem conectados. As mensagens de texto não têm o mesmo efeito. Experimenta. Vais adorar!
4. Oferece a tua ajuda
Os idosos estão mais vulneráveis agora, por isso podes ajudar oferecendo-te para aviar receitas na farmácia, para fazer compras no supermercado ou outras coisas que estes necessitem.
Certifica-te apenas de que manténs o distanciamento necessário para que todos estejam em segurança.
O que fazer na tua Residência Collegiate?
Seguramente que a melhor opção de alojamento em Lisboa é aquela que te permite manter uma rotina saudável mesmo em confinamento. Se tens a sorte de morar num alojamento para estudantes como a residência Collegiate Marquês de Pombal, sabes o que te queremos dizer.
Se não sabes o que fazer para sair do tédio agora que te vês isolado na Collegiate, nós ajudamos-te. Continua a ler.
1. Pratica exercício físico
Com certeza que já ouviste falar muitas vezes que o exercício físico é altamente benéfico para a saúde – e é verdade! Se estás em casa, é fácil esqueceres-te de te levantar e de te moveres, mesmo tendo a residência muito espaço para te distraíres.
Aconselhamos-te a reservar 30 minutos ou 1h dos teus dias para praticar exercício físico dentro do teu quarto. As hormonas que são libertadas no teu cérebro durante e após a atividade física vão trazer-te mais energia, bem-estar e motivação.
2. Vai ao cinema
E se tivesses um cinema em casa para veres os teus filmes preferidos com a máxima qualidade de imagem e som? Pois é, na Collegiate tens. Podes fingir que vais ao cinema como sempre foste, fazer pipocas na cozinha e desfrutar de um bom filme. E como não moras sozinho, podes sempre convidar outros hóspedes da residência para irem contigo.
Lembra-te apenas de como é importante manterem as normas de segurança, como o distanciamento e o uso de máscara.
Se gostas de jogos de consola também vais gostar de saber que podes usar a tela do cinema para jogar. A experiência vai ganhar outra dimensão. Experimenta!
3. Usa a biblioteca e lê mais
Quando foi a última vez que leste um livro? Se não tens o hábito de ler regularmente, esta pode ser uma grande oportunidade. Claro que não tens de gostar de todos os livros ou géneros literários, mas com a biblioteca da residência aberta tens a oportunidade de explorar e descobrir que estilo te entusiasma mais.
Ler tem a capacidade não só de nos educar como de nos transportar. Pode ser uma experiência incrível. Além disso, a leitura tem mais benefícios:
- Estimulação cerebral: estudos mostram que ficar mentalmente estimulado pode retardar o progresso (ou até prevenir) doenças como o Alzheimer e outras demências, uma vez que manter seu cérebro ativo e ocupado evita que este perca energia.
- Redução de stress: uma história bem contada pode transportar-te para outros lugares, fazendo com que as preocupações e tensões do dia-a-dia percam a força e permitindo-te relaxar profundamente.
- Conhecimento e extensão do vocabulário: quanto mais lês, mais palavras ganham exposição e, inevitavelmente, começam a fazer parte do teu vocabulário diário. Ser articulado e falar bem é uma grande ajuda nos estudos, no campo profissional e em qualquer relação interpessoal. Ler livros também é vital para aprender novos idiomas, o que te pode ajudar a fazer novas amizades.
A verdade é que os benefícios da leitura são incontáveis. Por isso, se tens a oportunidade de o fazer gratuitamente, não hesites. Se ainda não tens paixão pela leitura, certamente que a vais ganhar agora que tens mais tempo livre.
4. Dá um passeio
“Quarenta: o que fazer?” Felizmente, mesmo em quarentena ou confinados, ainda nos é permitido sair para praticar exercício físico e dar os chamados passeios higiénicos – com os devidos cuidados e distanciamentos.
Visto que a Residência Collegiate está muito bem localizada, aproveita para dar um passeio todos os dias pelas ruas mais bonitas de Lisboa, para visitar os miradouros, para ver o tejo, para veres os deslumbrantes palácios da cidade que andas sempre a adiar visitar e até para veres o pôr do sol quando os dias começarem a ficar mais quentes.
Apanhar ar puro e caminhar vai ajudar-te a lidar melhor com o confinamento e com tudo aquilo que este te tem privado.
Existem literalmente centenas de coisas para fazer em casa em quarentena, mas não há necessidade de te sentires pressionado(a). Descansar, dormir e não fazer absolutamente nada também pode ser bom, se te fizer sentir bem. Por isso, aproveita para tirar este tempo para ti e para cuidares de ti. Vai à biblioteca da residência e escolhe um livro novo, relaxa no sofá das áreas comuns e desfruta deste tempo contigo mesmo(a).